sexta-feira, 26 de junho de 2015

Dicas para deixar a casa linda e aconchegante no inverno



Já estamos na época mais fria do ano e com ela, a casa se enche de cobertas, cortinas fechadas, chocolate quente e programas a dois. Para deixar o seu inverno mais quentinho e aconchegante, descubra algumas dicas para deixar sua casa mais aconchegante

Cores - O inverno pode parecer uma época só de cores "cinzas" e tons escuros e terrosos (claro que esses tons combinam com o frio e são lindos), mas isso não impede de trazer cores claras para alguns detalhes (aquelas que fazem a gente abrir um sorriso quando repara). Usar os tons do inverno nas paredes e móveis é uma ótima ideia, mas combinar com tons pastéis mais clarinhos em luminárias, molduras e objetos bacanas podem fazer a diferença e surpreender os convidados. Aproveite e marque com os amigos e familiares à noite do fondue.

Acessórios - Tapetes, cortinas, cobertores e mantas esquentam a casa e dão um ar aconchegante. As melhores texturas da estação são sempre as malhas, crochês, tecidos felpudos e lãs. Invista sempre em mantas lindas, elas podem estar no braço do sofá, no encosto de poltronas ou dobradinhas nas estantes e mesinhas laterais. O importante é deixá-las sempre à mão para a hora do filminho e não esquecer do contraste. Nada de manta da mesma cor do sofá, hein! Além de ser uma ótima saída para o friozinho, ela se transforma em peça de decoração.

Iluminação - Com as janelas e cortinas fechadas (vamos combinar que está frio, né!) o ambiente tende a ficar mais escuro, o que nos dá a oportunidade de brincar com diversos tipos de iluminação. Não precisa necessariamente investir em automação para criar cenários diferentes. Basta escolher três ou quatro tipos de luminárias (de mesa, de piso, arandelas, pendentes etc.) encher a sala e brincar com os cenários que elas trazem, assim a gente nunca enjoa! Luminárias diferentes ainda trazem estilo, cor e ajudam no momento da leitura.

Decoração - Já quando a dupla é "filme e pipoca" nossos melhores amigos são as almofadas e bandejas. Afinal, ninguém quer ficar desconfortável ou sujar o sofá todo com migalhas, certo? Bandejas com pés retráteis é um item "tem que ter", invista mesmo. Quem sabe você ainda não recebe um café na cama surpresa. E as almofadas? Podem abusar dos tamanhos, texturas, estampas e cores diferentes. A dica aqui é escolher a paleta antes de sair às compras. Escolha uma que tem a cara da sua casa, imprima (ou faça um print com o celular) e, aí sim, vá às compras. Com o foco nas cores certas, não tem arrependimento depois.

Últimos detalhes - É hora de deixar livros e revistas à mão. Revisteiros e prateleiras ajudam a organizá-los e deixam à mostra aqueles livros bacanas que temos guardados, mas que ficariam lindos decorando a casa durante o ano. Além deles, as plantas são uma ótima saída. Elas dão mais vida e alegria pra casa em qualquer estação, para o inverno, as suculentas estão em alta e são fáceis de cuidar.
Agora é só preparar o chocolate quente, chamar os amigos e curtir o inverno. Aproveitem!

terça-feira, 23 de junho de 2015

Como utilizar o FGTS na compra da casa?


O FGTS é um fundo  de valor financeiro pago ao trabalhador registrado em regime CLT e pode ser usado em diversos momentos.

O mais conhecido deles é quando o trabalhador escolhe comprar uma casa própria. Para facilitar as duvidas que aparecem na hora de resgatar esse dinheiro para empregar no novo imóvel, os bancos dividiram enquadramentos para utilização do fundo, também porque existem algumas regras. São as chamadas Damps.

Veja como funciona:

DAMP I  – Aquisição à vista com FGTS / Percentual de entrada
Carência de 3 anos vinculada ao imóvel

DAMP II – É possível utilizar o FGTS para amortização do saldo devedor, nas parcelas ou valor da prestação. Além da possibilidade de liquidar seu saldo devedor.
Carência de 2 anos vinculadas ao comprador
Não é permitido utilização para pagamento em atraso.

DAMP III – Utilização no abatimento das prestações do contrato de financiamento.
É possível também utilizar o recurso para abatimento de até 80% do valor da prestação mensal do financiamento, pode ser abatido no período de 12 meses, além de poder ser utilizada para pagamento de até 3 parcelas em atraso.
Intervalo mínimo de 12 meses entre as utilizações.

Há também uma série de regras gerais, que valem para todos os casos.

Possuir 3 anos de trabalho CLT, considerando todo o período trabalhado
O imóvel deve estar localizado no mesmo município de ocupação profissional ; no município onde reside há mais de 1 ano ; na mesma região metropolitana.
Não possuir qualquer outro financiamento no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) ; ser proprietário de outro imóvel em fração superior a 40%, no mesmo município de sua residência.
Estar em território urbano; Apenas imóveis residenciais.
Estar enquadrado no sistema SFH, imóveis até 750.000 (SP, RJ, MG e DF). Para demais localidades o valor máximo é de 650.000.
O valor do FGTS deve corresponder no mínimo ao valor de 1 prestação mensal.

Com essas dicas fica mais fácil entender como resgatar o valor do seu FGTS e usar na casa própria. De qualquer modo, quando se consulta um corretor imobiliário credenciado, ele conhece todas as regras do fundo e vai ajudar com a documentação necessária.

Tome um café com um corretor da Casabranca e tire suas dúvidas. Agende uma visita.

via: Lopes









sexta-feira, 19 de junho de 2015

Quanto custa comprar imóveis para revenda?


Para quem deseja fazer negócio comprando e vendendo imóveis é bom ficar atento às despesas que muitas vezes oneram o negócio.

A revista Exame.com simulou duas situações na compra de um imóvel de 400.000 reais revendido por 500.000 reais na cidade de São Paulo. No primeiro caso o imóvel foi comprado na planta e revendido na entrega das chaves. Na segunda, o imóvel comprado já é usado e foi revendido com lucro.

Entenda pelos gráficos a simulação, mas o que se das situações é que em todas as duas alternativas devem ser anteriormente avaliadas, pois existem taxas cobradas em imóveis na planta que devem ser discutidas se são realmente válidas ou não.






Podem ser abatidos do ganho de capital o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), os juros do financiamento e todas as corretagens cobradas à parte, isto é, não inclusas nos valores de compra e venda do imóvel. Como a simulação não leva em conta o custo do financiamento, o imposto de renda sobre o ganho de capital foi calculado em cima do lucro líquido de ITBI e corretagens.

Amanhã é o dia do Revendedor e para marcarmos a data, vale a dica de ficar sempre atento ao mercado imobiliário, como ele se apresenta nas datas de compra e venda e qual a lucratividade final para o revendedor.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Conheça o bairro Jd. Europa em Sorocaba



Sorocaba é uma cidade de tradição. Muitos de seus bairros contam a história da cidade, por onde tropeiros fizeram o seu caminho. Um desses bairros tradicionais da cidade é o Jardim Europa.

Situado na zona sul da cidade, o Jardim Europa é um bairro de classe média com grande concentração e infraestrutura de empresas comerciais, serviços galpões e oficinas para carros e motos.

Com localização privilegiada, o bairro tem como principal via de acesso e tráfego as avenidas Washington Luiz e Armando Pannunzio. Também dá acesso aos moradores para o centro da cidade pela av. General Carneiro, ou pelas vias do bairro Campolim, região mais valorizada da cidade.

Na parte de lazer é possível passar longas tardes com a família no Parque da Água Vermelha, que fica nas proximidades do Jd Europa.

O bairro Jardim Europa atende ativamente o município de Sorocaba tendo a sede da 19ª Ciretran, como principal órgão público local.

Dos bairros que fazem limite com o jardim Europa destacam-se Jardim Refúgio, Jardim Pagliato, Jardim das Magnólias e Jardim Guadalajara.


Uma peculiaridade do jardim Europa é que a maioria de suas ruas levam o nome de países como, Rua Noruega, Alemanha, Inglaterra, etc.

Aproveitando a boa localização e infraestrutura do bairro, a Casabranca tem um empreendimento de primeira classe que vai agradar toda a família: o Edifício Europa Tower.

Pronto para morar, é um excelente edifício com 2 ou 3 dormitórios, 1 ou 2 vagas de garagem, varanda gourmet, brinquedoteca, área fitness, salão de festas, playground, piscina.

Faça uma visita ao bairro Jardim Europa e aproveite para conhecer o Europa Tower. Marque um café com os corretores da Casabranca que ficam de plantão no local: 15- 3013.6689







quarta-feira, 10 de junho de 2015

Criatividade no Dia dos Namorados



Dia dos namorados chegando, já pensou na surpresa que vai preparar para o seu amor? Uma ótima ideia para surpreender aquele (a) que mais gostamos, é preparar o quarto para uma noite romântica.

Com organização, materiais que já dispomos em casa e criatividade é possível criar um quarto aconchegante, com um toque de glamour diferente que não se vê todos os dias.

Deixe a imaginação fluir e tenha uma noite alegre e descontraída no dia dos namorados. Acompanhe as ideias:



Para uma noite romântica todos os cinco sentidos contam, por isso não deve descuidar de nenhum detalhe ao decorar o quarto



Escolha um jogo de lençóis suaves ou luxuosos, limpos e perfumados. Também pode ajudar se colocar uma manta em cima da cama e um par de almofadas, se tiver em forma de coração pode fazer uma grande surpresa ao seu parceiro. Pode deixar um bilhete romântico debaixo das almofadas.



Para conseguir um aroma agradável em todo o quarto, coloque perfume para casa nas cortinas e lençóis, compre óleo aromático ou então coloque um aromatizador de ambiente.


Distribua velas em algumas partes do quarto (nunca próximo de cortinas ou da cama) e acenda-as uns minutos antes. Nunca falham na decoração para criar uma noite românica.





terça-feira, 9 de junho de 2015

Quem escolhe viver junto, quer casa



Não importa se vai casar, morar junto, assinar papel ou manter o status de namorado. O que faz a diferença é que quem decide viver a vida com outra pessoa, precisa de um teto para chamar de seu.

Como os sonhos e vontades de cada um pode diferir as vezes, o melhor a fazer na hora de procurar uma casa ou a apartamento, é sentar-se junto e ponderar o que realmente importa para que essa relação funcione dentro do novo lar.

A maioria dos novos casais tem buscado pelo financiamento da casa própria, como um bem para a família que se forma. O investimento geralmente é alto, portanto é necessário entender quanto o casal pode dispor mensalmente para o novo lar. Um bom primeiro passo é procurar simulações de habitação online.O site da Caixa Econômica Federal, entre outros bancos prestam esse serviço.

Com uma ideia clara em mente de quanto vai sair o orçamento da casa própria, é hora de sair a procura de um bom imóvel, conveniente com as necessidades do casal. Nesse momento, a diferença fica entre  o imóvel novo ou usado. Ambos tem as suas vantagens, e devem ser somadas as vagas de garagem, se existentes, a metragem do imóvel, o valor do condomínio, a infraestrutura do bairro entre outras necessidades.

A seguir, o casal deve ficar atento às dicas para adquirir a casa própria através de financiamento:

1: No caso de financiamento bancário, é possível utilizar o FGTS  do cônjuge mais velho, como parte da entrada para a compra.

2: Façam uma reserva financeira, pois é preciso pagar o Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI) à Prefeitura e as taxas de registro cartorárias, que somam aproximadamente 4% do valor do imóvel. Mesmo que não tenham contratado financiamento, não deixem de registrar sua escritura no Registro de Imóveis.

3: Pesquisem sobre a construtora/incorporadora antes de comprar um imóvel na planta. Visitem uma obra já entregue por ela e peçam cópia do registro da incorporação ao corretor antes de assinar o contrato. Acompanhem o andamento das obras

4: As prestações podem ter valores diferentes. Até a entrega das chaves, o saldo devedor é corrigido mensalmente pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) ou Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB). Após a entrega, vocês podem quitar a dívida, usar os recursos do FGTS para amortizar parte do valor (caso seja seu primeiro imóvel) e financiar o restante com o banco. O mercado oferece taxas atrativas e prazos longos. Programem-se para que a parcela caiba no bolso de vocês.

Além de conhecer os processos da compra de um imóvel novo ou usado, é indispensável a consultoria de um corretor de imóveis profissional. A Casabranca oferece um time de corretores que vão acompanhar desde a avaliação do imóvel e do financiamento até a entrega das chaves para o casal.



quarta-feira, 3 de junho de 2015

Cidade com parques é uma cidade verde!


Continuando a semana que comemora o Meio Ambiente, que tal fazer um passeio pelos parques da cidade?

Sorocaba é considerada uma das mais sustentáveis do Brasil, possui Planejamento Estratégico com base em dois eixos internacionais de desenvolvimento. Um deles, é o conceito de "Cidade Saudável", iniciativa da Organização Mundial da Saúde o conceito propõe políticas públicas com vistas à utilização do espaço urbano como promotor de qualidade de vida, tendo como modelo Montreal, no Canadá.

Além disso, a cidade conquistou quatro vezes seguidas o Selo Verde e Azul. O certificado "Município Verde Azul" garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Para obter o selo, os municípios têm que atingir uma nota mínima de 80 numa escala de 0 a 100. A pontuação é dada com base no desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade sustentável, Uso da Água, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.42

Em 2013 Sorocaba conquistou o 1º lugar no Programa Município Verde Azul, subindo quatro posições no ranking ambiental em relação a 2012, da sétima para a terceira. A cidade também recebeu o "Prêmio Franco Montoro" por ser a melhor classificada no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê

Tendo como uma das principais preocupações o verde e as árvores, vale a pena visitar os parques zelados pela cidade. Conheça a história de cada um e bom passeio!



Jardim Botânico

 Com uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, o novo cartão postal da cidade é destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente.

O Jardim Botânico tem como principal objetivo trabalhar com as espécies locais e regionais da flora. Um detalhe importante da obra é a total acessibilidade para crianças e adultos portadores de deficiência física.

O principal edifício do Jardim Botânico de Sorocaba é o Palacete de Cristal. Com uma área de 500 m², o prédio teve como referências os Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis e de Curitiba. O local ainda possui um orquidário, roseiral, salão multiúso e um mirante.

 Serviço

Endereço: Rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita



 Zoológico "Quinzinho de Barros"

 Inaugurado em 1968 e classificado pelo Ibama na "categoria A" entre os zoológicos brasileiros, o Zoo de Sorocaba é referência em toda América Latina nas áreas de lazer, pesquisas, educação ambiental, preservação e reprodução de espécies.

Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.

Entre os animais, destacam-se a maior coleção de répteis da América do Sul, a maior colônia de macacos-aranha de testa branca do Brasil e as altas taxas de natalidade de espécies em extinção, por exemplo, mico-leão de cara-dourada, antas, cervos, serpentes, papagaios, hipopótamo e lobo guará. O Zôo participa de planos de manejo de espécies ameaçadas, como a arara-azul e tamanduá-bandeira, e fertilização "in vitro" de onças pintadas.

 Serviço

Endereço: Rua Teodoro Kaisel, 883, Vila Hortência.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h

Ingressos: R$ 2,50 (crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos) e R$ 5 (a partir de 15 anos); Menores de 10 anos, pessoas acima de 60 anos e pessoas com necessidades especiais não pagam.

Informações: (15) 3227.5454 - http://zoo.sorocaba.sp.gov.br



Parque "Chico Mendes"

Inaugurado em 1977, o Parque Natural "Chico Mendes" ocupa uma área de cerca de 145 mil m². Sua vegetação é de Mata Atlântica natural, enriquecida com eucaliptos e trilhas. O local oferece, playground, pista de caminhada, sanitários, bebedouros, quatro quiosques para churrasco, lago e um viveiro de mudas.

 Serviço

Endereço: Av. Três de Março, 1.025 - Alto da Boa Vista

Horário: Diariamente, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Telefone: (15) 3228.1256



Parque da Água Vermelha

 Criado em 1990, o Parque da Água Vermelha tem cerca 20 mil m² de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e três lagos, que embelezam o local. A estrutura conta também com aquário, ponte, pista de caminhada, biblioteca, anfiteatro, aquário e quiosques.

Além de um playground, com escorregadores e gangorras, o parque também conta com dois brinquedos especiais: um carrossel e um balanço que podem ser usados, inclusive, por crianças usuárias de cadeiras de rodas.

O espaço oferece também um Jardim Sensorial, voltado especialmente para pessoas com deficiência, transmitindo diferentes sensações, de tato, olfato e até mesmo de sabor. Com 20 metros quadrados, formato circular, o jardim disponibiliza uma fonte central e canteiros de alvenaria com diferentes alturas, onde estão dispostos oito tipos de plantas.

 Serviço

Endereço: Rua România, 150 - Jardim Europa

Horário: Diariamente, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Telefone: (15) 3221.6643



Parque do Ouro Fino

 O Parque Natural do Ouro Fino é um dos parques ecológicos mais bonitos de Sorocaba, com aproximadamente 96 mil m² de área verde. O espaço possui gramado, duas quadras de areia, trilhas ecológicas, brinquedos fabricados em madeira, como gangorra dupla, escorregador e balanço, todos produzidos a partir de madeira de tronco de eucaliptos tratados de origem legal.

Em 2009, a ONG "Pé de Planta", parceira da Prefeitura de Sorocaba, realizou um projeto piloto no parque com o plantio de 5.200 mudas de diversas espécies nativas, assegurando enriquecimento do ambiente sorocabano. Esse plantio já apresenta resultados animadores na recuperação ambiental do parque.

 Serviço

Endereço: Rua Alexandre Caldini, 265 - Jardim Ouro Fino

Telefone: (15) 3222.8504

Horário: Diariamente, das 8h às 17h.

Entrada gratuita



Parque da Biquinha

 Localizado próximo ao Centro de Sorocaba, o Parque da Biquinha foi criado em 1976 e encontra-se numa área verde que ocupa cerca de 1 alqueire. Essa área de topografia acidentada é privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago que embelezam a paisagem.

A vegetação original foi enriquecida com mudas de plantas exóticas de várias regiões brasileiras, atraindo e fornecendo alimento para diversas espécies de aves, a maioria delas adaptadas a áreas urbanas.

Seu ambiente agradável e aconchegante, com aspectos históricos e topográficos, é um convite permanente às famílias, amigos, professores e alunos em busca de contato com a natureza, lazer educativo e melhor qualidade de vida.

O espaço ainda conta com quiosques, local para piquenique, playground, trilhas, nascentes e uma bica.


Serviço

Endereço: Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jardim Emília

Horários: Diariamente, das 8h às 17h.

Telefone: (15) 3224.1997

Entrada gratuita



Parque da Biodiversidade


O Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves” é a primeira unidade de conservação de Sorocaba.

Com cerca de 60 hectares, situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O local ainda garante a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas.

Dentre os atrativos oferecidos pelo parque, os visitantes podem desfrutar de três trilhas interpretativas com temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.

A trilha "Recuperação e Manejo" possui um percurso de 1.500 metros, com um baixo nível de dificuldade. No trajeto, os participantes receberão informações sobre regeneração e intervenções para recuperação de áreas degradadas, manejo de eucaliptos, sucessão ecológica e conhecimento da fauna e flora local.

Com 2.500 metros de percurso, passando por áreas de recuperação, abrangendo a zona primitiva do parque e se aproximando da zona tangível, a trilha "Caminhos da Biodiversidade" deve ser feita somente com monitores do parque. Nela são explorados temas como as formas de vida vegetais, fisionomia da vegetação, relações ecológicas e espécies locais.

A última trilha é a "Campininha", com um trajeto de 5.700 metros, margeando o córrego da Campininha. No trajeto serão tratados temas relacionados à mata ciliar, sazonalidade das águas, regeneração e a mata secundária, biodiversidade, flora terrestre e fauna local. Ao longo dessa trilha é possível observar, de uma maneira mais profunda, uma floresta preservada.

A visita monitorada deve ser agendada pelo telefone (15) 996.15.4175 ou pelo e-mail parquebio@portalideas.org.br.

 Serviço

Avenida Itavuvu, 11.500 - próximo ao Parque Tecnológico

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h

Entrada gratuita

fonte: Prefeitura de Sorocaba

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Atividades comemorativas do mês do Meio Ambiente na cidade



O Dia Mundial do Meio Ambiente, tem uma programação completa em Sorocaba.  A partir de hoje todos os parques da cidade manterão um atendimento especial em comemoração à data, com visitas monitoradas aos visitantes.

Entre as atividades, a programação conta com exposições, workshops, seminário, lançamento de projeto de biodiversidade, expedições pelo Rio Sorocaba, plantio de mudas e árvores, e atividades que permitirão aos estudantes e população em geral, tomar conhecimento sobre os processos que acontecem pela atenção e proteção da fauna e flora do município e região.

Programe-se por todo mês de junho, até o dia 30 e descubra um pouco mais da natureza presente em Sorocaba.


Programação Dia Mundial do Meio Ambiente

Dia 28 de maio (quinta-feira)

Lançamento do livro Conectando Peixes, Rios e Pessoas

Horário: 19h30

Local: Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (Avenida Dom Aguirre, 216, em frente ao Poupatempo)

Aberto ao público



De 08 a 30 de junho

Exposição “Biodiversidade de Sorocaba”

Ornamentação com displays, nos quais os munícipes poderão conferir em vias importantes da cidade imagens de aves, mamíferos, répteis, peixes, além de espécies arbóreas.

Local: Avenidas Ipanema, Itavuvu e Dom Aguirre



De 1º a 30 de junho

Atendimento especial nos parques

Visitas monitoradas especiais para grupos fechados.

Horário: das 9h às 17h

Locais: Parques Naturais Municipais e Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba)

Inscrição: O agendamento deve ser feito por telefone diretamente em cada parque.



Dia 3 de junho (quarta-feira)

Seminário "Os múltiplos olhares da educação ambiental nas cidades"

O evento é gratuito e contará com uma mesa redonda, relatos de experiência na área e exibição de filme.

Horário: a partir das 9h

Local: Teatro do Sesc Sorocaba

Aberto ao público

Inscrição deve ser feita no local 30 minutos antes do início do evento.



Dia 8 de junho (segunda-feira)

Blitz da Biodiversidade

Sensibilização dos motoristas sobre a fauna silvestre de Sorocaba e do problema de atropelamento de animais, além da divulgação do aplicativo “Urubu Mobile”, que auxilia no levantamento de animais atropelados em todo território nacional para fins de pesquisa e execução de ações preventivas em relação a este problema.

Horário das 9h às 16h

Local: Avenida Itavuvu e Avenida Dom Aguirre (próximo ao Parque das Águas)



De 9 a 30 de junho

Exposição “O Lixo que voce joga, um dia volta”

O objetivo é de impactar a população e sensibilizá-la sobre a importância de evitar o descarte inadequado do lixo nas ruas e parques da cidade.

Local: Avenida Dom Aguirre



Dia 10 de junho (quarta-feira)

Workshop As pesquisas realizadas no Parque da Biodiversidade

Pesquisadores que realizaram e desenvolvem pesquisas na unidade de conservação vão se reunir para debater sobre o assunto.

Horário: 9h

Local: Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico)



Dia 11 de junho (quinta-feira)

Blitz da Biodiversidade

Sensibilização dos motoristas sobre a fauna silvestre de Sorocaba e do problema de atropelamento de animais, além da divulgação do aplicativo “Urubu Mobile”, que auxilia no levantamento de animais atropelados em todo território nacional para fins de pesquisa e execução de ações preventivas em relação a este problema.

Horário das 9h às 16h

Local: Avenida Itavuvu e Avenida Dom Aguirre (próximo ao Parque das Águas)



Dia 13 de junho (sábado)

Aniversário de dois anos do Parque da Biodiversidade

Em celebração à data, será realizado roteiro de atividades especiais no parque e oficinas ambientais, exposição e outras atividades.

Horário: 8h às 17h

Local: Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (Avenida Itavuvu, 11.500, próximo ao Parque Tecnológico)

Aberto ao público



Dia 18 de junho (quinta-feira)

Lançamento do Projeto Sorocaba a Cidade da Biodiversidade

Horário: 16h

Local: gabinete do prefeito



Dia 20 de junho (sábado)

Expedição pelo Rio Sorocaba – “Todos por um rio mais limpo”

Nesta edição, os participantes participarão do recolhimento do lixo flutuante do rio Sorocaba visando sensibilizá-los sobre os impactos da disposição incorreta do lixo nas ruas e arrastado pelas chuvas até o rio Sorocaba.

Horário: 9h

Local de saída: deck do rio Sorocaba em frente ao Corpo de Bombeiros

Poderão participar desta ação pessoas que possuam barcos de até 06 lugares, caiaques e pranchas de “Stand up padlle”. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone (15) 3219.2280, das 8h às 17h, a partir de 1º de junho.



Dia 29 de junho (segunda-feira)

Plantio de árvores – parceria Unesp Sorocaba

Plantio de 40 mudas às margens do rio Sorocaba, organizado por alunos de engenharia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Horário: 14h

Local: próximo ao Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), na Avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo.


Parque da Biquinha

Endereço: Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 - Jardim Emília.

Telefone: (15) 3224.1997


Parque Natural Ouro Fino

Endereço: Rua Alexandre Caldini, 265, Parque Ouro Fino

Telefone: (15) 3222.8504


Parque da Água Vermelha

Endereço: Rua România, 150, Jardim Europa

Telefone: (15) 3221.6643



Parque Natural “Chico Mendes”

Endereço: Av. Três de Março, 1.025, Alto da Boa Vista

Telefone: (15) 3228.1256



Parque da Biodiversidade

Endereço: Avenida Itavuvu, 11.500

A visita monitorada deve ser agendada pelo e-mail parquebio@portalideas@org.br



Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”

Endereço: Rua Miguel Montoro Lozano, 340, Jardim Dois Corações

Telefone: (15) 3227.9996



Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Endereço: Rua Teodoro Kaisel, 883, Vila Hortência

Informações: (15) 3227.5454