quarta-feira, 30 de setembro de 2015

6 dicas para produzir mais no home office



Para os adeptos do home office, manter o escritório organizado e decorado, facilita a criatividade e bem estar para o trabalho.

Inspirar-se em um ambiente tranquilo,  mas ao mesmo tempo moderno, arejado, limpo, com referências sempre a mão, luz do sol entrando pela janela, comodidade e dinamismo no local devido à disposição do mobiliário por exemplo, melhora a vida de quem trabalha em casa.

Aprimorando o seu ambiente, deixando-o mais agradável para você mesmo, a produtividade vai fluir melhor e mais depressa, com qualidade e confiança no trabalho desempenhado.

A seguir descubra o que umas boas dicas podem fazer pelo seu home office, alavancando sua produtividade:

1 – Tenha um ambiente mais aberto e iluminado

Parece óbvio, mas é fundamental que o seu ambiente de trabalho, seja em casa ou no escritório, seja decorado para permitir a livre circulação do ar e das pessoas. Eu já visitei escritórios que mais parecem um caixote. E isso acaba mexendo com o seu humor. Trabalhar em um ambiente fechado, com muitos utensílios, móveis e armários dá a impressão de um local apertado e poluído. Neste sentido, menos é mais.

2 – Garanta que tudo o que você precisa estará à mão

Na decoração de seu escritório ou ambiente de trabalho, procure ordenar as coisas que você precisa. Pense em uma determinada ordem de preferência e frequência de uso. Os materiais que você usa mais frequentemente, todo dia ou toda hora, precisam estar à mão com facilidade.

3 – Prefira cores que despertem a atenção e a criatividade

Pesquisas científicas demonstram que as cores influenciam no comportamento das pessoas. E com a decoração do escritório não é diferente. É importante ter um ambiente limpo e tranquilo, mas você pode combinar as cores vermelho e laranja – que despertam a atenção e a curiosidade – e o verde – que estimula a criatividade – para comprar os seus utensílios de escritório.

4 – Decore seu escritório de acordo com o tipo de trabalho desenvolvido

Se você trabalha em casa, tenha a noção de que é preciso atenção ao decorar e ambientar seu local de trabalho. Tenha como foco a atenção e a disciplina. Por isto, prefira um ambiente separado que propicie isto, assim você poderá separar as atividades de casa com as atividades profissionais.

5 – Atendimento a clientes

Cadeiras confortáveis, local para atendimento mais impessoal, e ambientes mais organizados e limpos sempre chamam a atenção. Procure atrair clientes pela simplicidade e pelo conforto.

6 – Ergonomia, a saúde no trabalho

A saúde do trabalho é um item fundamental na decoração de escritórios. Os aparelhos e móveis não precisam ser só bonitos, tem também que ser funcionais e confortáveis. O investimento em boas cadeiras e mesas tem retorno garantido, pois de maneira mais cômoda você e sua equipe poderão produzir mais e melhor.

fonte: blog da Lopes

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Compre seu sonho de casa própria, já pronto



A primeira grande vantagem em comprar uma casa pronta é a praticidade. Ao contrário de quem opta por construir, comprando um imóvel, é possível se mudar imediatamente para o local. Antes de decidir se quer construir ou comprar, certifique sua situação: você precisa se mudar imediatamente ou tem tempo para isso? O mercado imobiliário é bastante rico e oferece boas opções para todos os gostos, o segredo é procurar!

Para muitas pessoas, um pró da compra é não ter o desgaste inerente de uma obra. Quem já construiu sabe que não é fácil lidar com profissionais de opiniões divergentes e os imprevistos do processo. Sejam as chuvas, ou a impossibilidade técnica de ter algum detalhe do projeto realizado, é preciso muita paciência e jogo de cintura para lidar com tudo isso. Haja disposição! Quem compra definitivamente não sofre com isso.

O fato de estar diante de um imóvel pronto permite que se possa avaliar todos os detalhes sem ter as surpresas (nem sempre positivas) de quem decide construir. Os acabamentos são ou não são do seu agrado, a parte elétrica e hidráulica está pronta e você pode verificar se tudo funciona ou não, de acordo com as suas necessidades. Se o imóvel não atende seus requisitos, não há problemas, procure outro!

Outra vantagem da compra são as facilidades de financiamento. Apesar da tendência de expansão do financiamento para construção, o mercado financeiro é mais aberto para o financiamento da compra. As condições costumam ser melhores e os processos mais simples. E, se você tem recursos próprios, melhor ainda: seu poder de negociação é alto e isso representa melhores preços por comprar a vista!

Dificuldades em comprar uma casa

Construir pode ser até 30% mais barato do que comprar. E essa é a primeira desvantagem de quem vai comprar. Estudos apontam que o Brasil é o país que teve a mais alta valorização de imóveis em todo o planeta nos últimos cinco anos, cerca de 120 %. Além disso, estas pesquisas indicam uma queda nessa valorização: nos tempos de hoje, a vantagem está ao lado de quem vende, não de quem compra.

A questão da documentação do imóvel comprado pode ser outro problema. Além das burocracias que envolvem todo o processo, especialmente quando o imóvel tem dívidas, hipotecas, ou mesmo aqueles que têm mais de um proprietário ou são parte de um inventário, os encargos de escrituração ficam totalmente para o comprador e não costumam ser baratos. Antes de comprar, analise todos esses detalhes.

“Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”. Sim, um imóvel pronto pode te conquistar por seu acabamento impecável, mas pode ser uma verdadeira bomba relógio, prestes a explodir. Problemas não visíveis, como cupins, insetos, paredes com infiltração ou mofadas devem ser sempre considerados. Verifique todos estes aspectos com o vendedor antes da compra e faça uma vistoria detalhada, com profissionais capacitados para isso. Evite surpresas desagradáveis.

via: financaspessoais.organizze.com.br

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Comprar ou construir a casa própria?



Se chegou a hora de ter a sua casa própria, você já pensou na possibilidade de construí-la ao invés de comprá-la? O mais importante nessa equação é saber que essa possibilidade existe. Depois, vale a pena saber quais são as vantagens e desvantagens de quem decide começar uma casa do zero.

Programar-se é palavra de ordem. Assim como não é possível financiar uma casa própria sem antes ter se planejado, na hora de construir é a mesma coisa.

Acompanhe qual o melhor caminho a seguir no seu caso, conhecendo vantagens e desvantagens:

Vantagens de construir a casa própria

Possibilita adaptar o projeto às suas necessidades. Ainda que existam limitações técnicas, ao construir casa própria pode, juntamente com o arquiteto, definir o projeto da casa da forma que idealizou, ou seja, terá um imóvel personalizado ao seu gosto. Por exemplo, permite optar pelas divisões necessárias para si, bem como a sua disposição e dimensões;
Construir a casa dentro dos recursos que dispõe. Ao optar por construir casa própria pode fazê-lo com base no orçamento financeiro que possuí;
Permite investir nos itens que mais valoriza. Com base nos recursos disponíveis, pode criar um orçamento mais económico nas partes que menos valoriza, mas que valoriza outros aspetos da construção que prefira. Por exemplo, pode valorizar os espaços que use com maior frequência;
Mais barato. Geralmente, e se não ocorrerem “derrapagens” no orçamento, irá poupar cerca de 30% relativamente à compra de casa já pronta. A razão é óbvia, paga somente a construção, mão-de-obra e projeto. Não está incluída a natural margem de lucro do construtor.

Desvantagens de construir a casa própria

Preocupações com planeamento e orçamento. Construir casa própria implica rigor no planeamento e orçamento, assim como é necessário estar preparado para os “avanços e recuos” que surgirão ao longo do processo;
Necessita despender bastante tempo com o planeamento e questões burocráticas. Se não tiver tempo ou paciência para o rigor necessário no planeamento, por exemplo na escolha de materiais e visitas diárias à obra, e para ultrapassar as burocracias, como as licenças, construir casa própria não será uma boa opção;
Possibilidade de ultrapassar o orçamento. É comum a tendência de quem está a construir casa própria acabar por gastar mais do que o previsto, seja pelo mau planeamento seja pelo apelo de comprar o “melhor” do mercado;
Tem de esperar para construir. Enquanto uma casa já pronta pode ser habitada em pouco tempo, construir casa própria implica esperar a resolução dos trâmites legais para começar a construir e esperar, obviamente, o tempo de construção para começar a habitar.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

É possível investir em imóveis com pouco dinheiro?



Fundo Imobiliário é uma forma inteligente de investir em imóveis com pouco dinheiro. É uma espécie de condomínio, os participantes são chamados de cotistas.

Esses fundos são organizados por bancos, companhias hipotecárias, corretoras e distribuidoras de valores mobiliários.

O dinheiro de cada grupo é aplicado em prédios residenciais ou comerciais, shopping centers, hospitais, hotéis, enfim, em qualquer tipo de imóvel.

Os fundos imobiliários viabilizam o acesso de pequenos e médios investidores ao mercado imobiliário e possibilita diversificação e maior liquidez em relação ao investimento direto em imóveis.

Podem compor o patrimônio de um fundo imobiliário um ou mais imóveis, parte de imóveis, direitos a eles relativos, ativos financeiros, entre outros.

Há mais de 100 fundos disponíveis na bolsa de valores para negociação. É um bom investimento para receber uma renda mensal, isenta de imposto de renda, sem ter que se preocupar com a administração do imóvel ou dos imóveis, isso fica com a gestora do fundo imobiliário.

Mas como comprar cotas de fundo imobiliário? Precisa está cadastrado em alguma corretora de valores que opere na BMF/Bovespa ou no seu banco, hoje todos eles possuem o home broker (é onde são negociadas as ações e as cotas de fundos imobiliários).

As cotas dos fundos imobiliários podem ser compradas de duas formas, a primeira é participar da distribuição primária (inicial) e a segunda forma é comprar através do mercado secundário, ou seja, quando alguém que adquiriu a cota na distribuição primária, a coloca a venda no mercado secundário.

10 informações sobre os fundos de investimentos imobiliários:

1 – A escolha do tipo ideal depende do perfil do investidor, suas preferências e dos riscos inerentes dos investimentos do fundo;

2 – O retorno do capital investido ocorre por meio da distribuição de resultados do fundo (o aluguel pago por um shopping, por exemplo) ou pela venda das suas cotas no mercado secundário;

3 – No mínimo 95% do resultado líquido auferido pelo fundo devem ser distribuídos aos cotistas, proporcionalmente a sua quantidade de cotas.

4 – Os fundos imobiliários geralmente possuem prazo de duração indeterminado, de forma que para se desfazer das cotas, o cotista terá de vende-las no mercado secundário;

5 – O investidor pessoa física é isento de imposto de renda sobre o rendimento distribuído pelo fundo desde que possua menos de 10% das cotas e o fundo tenha mais de 50 investidores;

6 – Os fundos possuem instituições especializadas em gerenciar os investimentos. Os cotistas não precisam se preocupar com a gestão do imóvel (acompanhar obras, cuidar da manutenção, gerir inquilinos etc.);

7 – A BM&FBOVESPA criou o índice de Fundos Imobiliários (IFIX), por meio do qual o investidor pode acompanhar a evolução deste mercado;

8 – O momento ideal para entrar nesse mercado é quando o investidor avaliar que o mesmo possui boas perspectivas e estiver seguro de que entendeu a mecânica básica do fundo e os riscos envolvidos na operação proposta;

9 – É possível negociar as cotas através do home broker oferecido pela sua corretora;

10 – No site da bolsa é possível acompanhar todas as informações dos fundos disponíveis para negociação.

fonte: alvaroperciano.com

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

É um bom negócio quitar o financiamento?



Se você tem um financiamento imobiliário e um dinheiro cai na sua conta, como 13º ou restituição do imposto de renda, ou mesmo se você vem fazendo uma poupança, será a hora de tentar uma quitação?

Confira agora algumas dicas para parar de pagar juros e quitar financiamentos:

Por que quitar o financiamento?

Quitar financiamento antes do prazo lhe dá direito a descontos sobre os juros, garantidos pelo artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor, e pode aliviar o orçamento mensal, que não será mais comprometido pelas parcelas.

Você pode até pensar em guardar esse dinheiro na poupança para evitar precisar de novos empréstimos no futuro, mas isso só faz sentido se os juros cobrados pelo financiamento forem baixos – crédito consignado ou com garantia de imóvel ou veículo normalmente apresentam juros mais baixos – e as parcelas não estiverem comprometendo uma fatia muito grande da renda.

Normalmente, a atitude mais sensata é quitar a dívida. Se não for possível quitar, amortizar também vale a pena. Assim, a duração do financiamento diminui.

 
Como quitar meu financiamento?
O primeiro passo para quitar seu financiamento é entrar em contato com a instituição que o concedeu para saber qual o valor do pagamento à vista, que deverá trazer desconto sobre os juros futuros.

Com o financiamento quitado, mantenha a rotina de pagamento das parcelas, mas agora coloque-as na poupança para criar uma reserva de emergência, caso você ainda não tenha. Com esse colchão financeiro, você não precisará fazer um novo financiamento no futuro.

Passada a quitação, você pode:

Procurar sempre pagar suas compras à vista, pois, além de evitar os juros, você ainda pode conseguir descontos.

Direcionar seus esforços para construir uma reserva de emergência. Assim, você não precisará ficar refém do cheque especial nos momentos inesperados.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

5 passos para enfrentar o momento financeiro


Mesmo com um cenário de esperança diferenciada quando o assunto são as contas e investimentos das famílias, não há motivos para desespero, e sim para planejamentos e adequação, buscando sair fortalecido deste período. Para auxiliar, elaborei algumas orientações pertinentes:

Livre-se das dívidas – muitos pensam em como se livrar das dívidas em um momento de crise. Pode parecer impossível, mas é exatamente nesses momentos que os credores também oferecem as melhores condições para negociações. A orientação é que o primeiro passo seja o de resolver o problema que levou ao endividamento, isto é, a causa. Adequar seu padrão de vida a sua realidade é muito difícil, mas é fundamental observar que não pode viver em uma realidade que não é sua. Cortar gastos para ganhar fôlego e, assim, poder assumir o compromisso de pagar as dívidas é a melhor opção agora. Se não se livrar desse problema de forma emergencial, pode ter certeza que a alta dos juros prejudicará a sua saúde financeira no futuro.

Faça uma faxina financeira – sabia que, em média, 25% dos nossos gastos são com supérfluos? As pessoas sempre dizem que não têm mais da onde reduzir os gastos, mas, depois, quando fazem uma análise, observam que é possível. É preciso realizar um diagnóstico de sua vida financeira por 30 dias, anotando tudo o que gasta por tipo de despesa, até mesmo cafezinhos e gorjetas. Assim, verá uma realidade muito diferente do que imagina. Mas ressalto que não se deve virar escravo dessa anotação, pois, quando vira rotina, perde a eficácia.

Chegou a hora de sonhar – por mais que o cenário para muitos seja de pesadelo, nessa hora, é de grande importância sonhar, ou seja, definir os objetivos materiais, pois eles é que farão com que se tenha foco para evitar o descontrole ou mesmo o desespero. Reúna a família e converse sobre o tema, dividindo os sonhos em três tipos: curto (até um ano), médio (até dez anos) e longo (acima de dez anos) prazos, definindo também quanto custam e quanto poderão poupar por mês para realizá-los.

Mude o formato de seu orçamento - um erro comum é pensar que orçamento financeiro familiar consiste em registrar o que se ganha e subtrair o que se gasta e, caso sobre dinheiro, será lucro, se faltar, prejuízo. A forma correta, no entanto, consiste em, primeiramente, elaborar o registro de todas as receitas mensais, posteriormente, separar os valores pré-definidos para os projetos da família e, somente com o restante, adequar os gastos da família. Isso forçará um ajuste do padrão de vida familiar para conquistas financeiras.

Chegou a hora de saber investir – com a alta de juros, agora, é um bom momento para quem que investir, inclusive no mercado imobiliário que sugere grandes oportunidades, contudo, o grande erro que observo é a ideia de poupar sem motivo e buscar sempre o melhor rendimento. No mercado financeiro, existem diversas opções de aplicação em ativos financeiros com riscos diferentes. A orientação é procurar variar o investimento de acordo com o tempo que utilizará o dinheiro. De forma geral, o risco de uma aplicação financeira é diretamente proporcional à rentabilidade desejada pelo empreendedor, ou seja, quanto maior o retorno estimado pelo tipo de aplicação escolhida, maior será o risco, por isso, é preciso cautela.

Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin), autor do best-seller Terapia Financeira e da primeira coleção completa de educação financeira para escolas, que já é adotada em mais de 1500 escolas em todo o Brasil.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Investimento no mercado imobiliário


Investir em imóveis continua a ser um meio muito seguro de investimento, pois um imóvel bem escolhido mantém o seu valor de mercado, além de poder ser negociado em altas e baixas do ramo de maneira peculiar.

Veja as vantagens de se investir em um imóvel:

Segurança
Investir em imóveis é seguro. Um imóvel é um patrimônio físico. Em outras palavras, é um bem tangível: podemos tocá-lo, podemos vê-lo. Mesmo que o valor deste ativo venha a se desvalorizar por um momento de instabilidade econômica ou por uma crise financeira, este bem nunca vai deixar de ser seu.
O imóvel não pode ser congelado como a caderneta de poupança. Também não tem o seu valor reduzido à pó, como os contratos de opções que possuem prazo de validade, ou como as ações, cujas empresas podem ir à falência. Dentre todos os tipos de investimento, sem sombra de dúvida, o investimento imobiliário é o que possui, historicamente, maior estabilidade.

Rentabilidade
Investir em imóveis é obter uma fonte de renda em potencial. Um imóvel bem escolhido é uma fonte de renda vitalícia. Além da possibilidade de revenda do imóvel a um preço superior ao valor pago para adquirí-lo, há a possibilidade de remuneração mensal através de seu aluguel.
Todos precisamos de um lugar para morar. Todos precisamos de um lugar para trabalhar. Mesmo aquelas pessoas que não tem condições de comprar a casa própria, ou aquelas empresas que não são proprietárias de seu ambiente de trabalho, sempre estarão à procura de um bom imóvel para alugar.

Volatilidade
Um imóvel bem escolhido mantém o seu valor de mercado e muitas vezes valoriza-se mais do que a rentabilidade de outros tipos de investimentos mais conservadores.

Diversificação
O investimento em imóveis representa uma oportunidade de diversificação para o investidor, pois a rentabilidade está relacionada ao mercado imobiliário.

Conte com os profissionais da Casabranca para fechar o seu melhor negócio na compra ou venda de imóveis.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Você sabe o que é refinanciamento imobiliário?

Refinanciamento imobiliário, também conhecido como crédito pessoal com a garantia de um bem, é uma modalidade de crédito pessoal nova no Brasil e muito pouco divulgada pelos bancos. Através do refinanciameento, é possível ter acesso a empréstimos com juros menores que os praticados normalmente.

No caso de refinanciamento, o cliente dá como garantia um imóvel já quitado que possua. O refinanciamento de imóvel é o que possibilita ao cliente bancário levantar o maior volume de recursos. Os bancos costumam liberar até 50% do valor do imóvel.

A operação, no entanto, tem alguns custos. Será necessário pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 1,88% calculado sobre o valor total do empréstimo e pago no momento em que o crédito é liberado - o imposto só não será cobrado quando o dinheiro emprestado servir para a reforma de um imóvel residencial, sendo necessário apresentar o orçamento e o cronograma das obras assinado por um engenheiro. O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não pode ser utilizado para abater o saldo devedor nesse tipo de operação, mas o imóvel pode estar alugado a um terceiro - isso, inclusive, ajuda a compor a renda do tomador do empréstimo.

O refinanciamento imobiliário pode ser interessante para quem por exemplo quer dar uma boa entrada em um segundo imóvel por exemplo, podendo mais tarde, alugar um e com o dinheiro do aluguel, pagar o empréstimo, ou deseja realizar outros negócios vantajosos.

A dica fica por conta da informação. É importante saber as práticas do mercado em relação às chances dos clientes em adquirir recursos para novos imóveis.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Investimento pode ser alternativa para casa própria



Se o banco não esta ajudando na hora de financiar um imóvel, uma boa dica, além dos consórcios e cooperativas é ativar um investimento para a habitação.

Investindo um dinheiro razoável, comparado ao que se pagaria mensalmente em um consórcio por exemplo, é possível comprar o imóvel à vista em médio ou longo prazo.

Com um fundo de investimento, uma aplicação de R$500,00 com um ganho médio de 0,6% ao mês, em 120 meses - prazo de um consórcio, equivale a uma compra à vista. O que importa é a paciência de esperar e continuar no aluguel, nesse período.

Por outro lado, morando de aluguel, é possível mudar-se quando achar necessário, por motivos de trabalho ou escola, locomovendo-se de acordo com o momento da vida, sem sofrimento e aguardando pelo momento de investir em uma casa própria.

Portanto, o fundo de investimento para habitação mostra-se uma alternativa bastante razoável, diante da situação de financiamento dos bancos.

Se uma pessoa consegue pagar as prestações de um consórcio, correndo o risco de receber de volta bem menos do que investiu caso precise sair do grupo por motivos externos, também consegue guardar a mesma quantidade de dinheiro para realizar seu sonho à vista.

É uma questão de prioridade. Em caso de compra ou locação de imóveis, procure os corretores da Casabranca para mais informações.