terça-feira, 24 de novembro de 2015

Cores neutras na decoração



Na decoração contemporânea, muito se tem valorizado os tons vibrantes como forma de expressar personalidades distintas e dar um tom de vivacidade e energia aos ambientes. Mas, nas décadas anteriores, muito se valorizava a presença de tons neutros, também conhecidos como aqueles que “não fedem nem cheiram”.

Ainda tem muita gente que tem receio de trabalhar com cores por medo de exagerar ou ainda, os moradores clássicos que não trocam os tons de bege e branco por nada. E se você se encaixa nesses perfis, saiba que sim, é possível ter um ambiente descolado e com a sua cara usando cores neutras como branco, cinza, bege e derivados. Mas não se prenda somente a estes tons. Qualquer outra cor pode ter seus derivados neutros, como o verde, o rosa, o marrom, o azul, o amarelo. A diferença é a temperatura e a vibração da tonalidade.

As cores neutras nada mais são do que cores que emitem pouco reflexo, ou seja, são mais diluídas em branco e excelentes para combinar com praticamente todos os outros tons. São leves, introspectivas e delicadas, podendo compor diferentes estilos de decoração sem perder o apelo estético.

A vantagem de apostar nos tons neutros é que você pode utilizar objetos e elementos “bold”, com cores mais vibrantes sem carregar nas informações e estimulando a criatividade do morador. Com um background neutro, a casa vai pedir pontos específicos como objetos de decoração, tapetes, capas de almofadas, luminárias e outros elementos com cores mais destacadas. Turqueza, marinho, verde oliva, vermelho, terracota, marsala são ótimas opções para dialogar com os neutros.

E sabe o que é melhor? Você nunca vai se cansar dos tons neutros na parede, já que as mudanças podem ser significativas, apenas com pequenos objetos.

via: osachados.com.br

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Quando usar o FGTS para comprar um imóvel



O dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) só pode ser retirado pelo trabalhador em casos específicos, como após demissão sem justa causa e diagnóstico de câncer. Outro uso comum e permitido do dinheiro é a compra de imóveis.

No entanto, como não é em todas as situações que o fundo pode ser usado para adquirir casas ou apartamentos, o assunto gera confusão entre os compradores. Com a ajuda de Marcelo Tapai, da Tapai Advogados, e de Henrique José Santana, gerente nacional de FGTS da Caixa, reunimos regras e dicas para você se planejar adequadamente.

Em que situação eu posso comprar um imóvel com o FGTS?

O comprador precisa atender aos seguintes requisitos:

- Ter pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS, consecutivos ou não

- Não ter outro financiamento no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em qualquer parte do país

- Não possuir um imóvel residencial na cidade ou região metropolitana onde trabalha, na cidade onde mora e na cidade onde pretende comprar o novo imóvel

-  Morar há mais de um ano ou trabalhar na cidade onde está o imóvel que pretende adquirir. São aceitos também imóveis na região metropolitana e em municípios vizinhos

Que tipo de imóvel é possível comprar?

O imóvel precisa estar dentro das regras do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), ou seja, deve custar no máximo R$ 750 mil caso o comprador esteja nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Nos outros locais, o valor máximo é de R$ 650 mil. Vale lembrar que esse teto é redefinido periodicamente. O valor do imóvel é determinado por um engenheiro ou arquiteto enviado pelo agente financeiro para realizar uma avaliação. Outra regra é que o imóvel a ser adquirido não pode ter sido comprado com FGTS por outra pessoa há menos de três anos.

E quando há mais de um comprador?

Até duas pessoas podem usar seus saldos do FGTS para a compra de um único imóvel. Nesse caso, o imóvel precisa estar no nome dos dois compradores. Ambos precisam atender às exigências que já listamos. Há só uma exceção: se o segundo comprador for a esposa ou o marido, ele não necessariamente precisa morar ou trabalhar no local onde está o imóvel.

Caso os dois compradores não sejam cônjuges, nem parente próximos, além de ambos atenderem as exigências é preciso comprovar que eles vão morar no local.

Preciso ir à Caixa Econômica Federal para pedir a liberação do meu FGTS?

Não. A operação é realizada por instituições financeiras que integram o SFH. Os grandes bancos, por exemplo, podem liberar o dinheiro da conta do FGTS.

Quanto tempo demora para liberar o dinheiro?
Depende do agente financeiro e, principalmente, se você vai precisar de financiamento além do dinheiro do FGTS para pagar o imóvel. Após apresentação de toda documentação, a instituição analisa o mérito da operação e solicita o saque da conta do FGTS do comprador. Para quem pede financiamento, o processo pode demorar um pouco mais.

Posso usar o FGTS e financiar o imóvel ao mesmo tempo?

Sim, desde que o valor do imóvel esteja dentro das regras do SFH. É possível usar o saldo na conta do FGTS para pagar uma parcela inicial e quitar o restante por meio de um financiamento.

Posso usar o FGTS para pagar o financiamento posteriormente?

Sim. A cada dois anos, é possível usar o saldo do FGTS para abater parte do financiamento.

via: epocanegocios.globo.com







terça-feira, 17 de novembro de 2015

Como poupar para comprar um imóvel


Comprar o primeiro imóvel pode ser comprado com um jogo de videogame ao contrário. Geralmente as primeiras fases são as mais fáceis, e com a evolução do jogo os desafios vão sendo intensificados até que o jogador enfrenta um grande desafios final.

No caso da compra do imóvel, a primeira fase pode ser considerada como o chefão final de um jogo de videogame qualquer. Será a tarefa mais complicada que a pessoa terá que enfrentar, salvo exceções (como quando o jogador ganha o “bônus” da ajuda familiar, por exemplo). Por isso, é importante que as pessoas se preparem para conseguir superar esta importante etapa da vida dos adultos.

Antes de mais nada, não se compra o primeiro imóvel sem ter dinheiro. A mesma afirmação já não é verdade no segundo imóvel, uma vez que o primeiro pode ser utilizado como moeda de troca para abater uma parte da dívida. E não existe solução mágica: ou a pessoa conta com a sorte ou então faz um planejamento para conseguir guardar este dinheiro.

Na grande maioria dos casos é preciso dar uma entrada para conseguir financiar parte do imóvel. Mas se a pessoa conseguir se planejar com antecedência, ela pode conseguir juntar uma determinada quantia a assim conseguir comprar o seu imóvel a vista. Nada é impossível.

Confira algumas dicas para começar a juntar o dinheiro que vai permitir com que você compre o seu primeiro imóvel.

Pagando as contas
Antes de começar a poupar, arrume a casa e pague suas contas. Esta é a primeira e mais básica lição que deve ser seguida pelas pessoas que precisam começar a guardar dinheiro para a compra do imóvel.

E quando estamos falando das dívidas, não falamos apenas das contas altas, mas também das contas que fazemos no dia a dia, como aquela camiseta cara que está em uma promoção e que é parcelada no cartão de crédito, ou aquela viagem desnecessária que comprada a vista mas com recursos do empréstimo pessoal do banco.

É importante planejar para saber o que pode e o que não se pode gastar a partir de uma meta de poupança, e nunca o contrário.

Poupando para conseguir poupar
Antes de começar a fazer a sua poupança para comprar o seu imóvel, é extremamente recomendável que a pessoa crie uma reserva para emergências. Para tanto, faça um cálculo médio de quanto você ou sua família gasta mensalmente, multiplique por seis e junte este dinheiro Desta forma, caso alguém fique desempregado ou aconteça qualquer tipo de imprevisto, a família ou a pessoa terá seis meses de renda garantida sem ter que recorrer a empréstimos ou cartões de crédito que cobram juros exorbitantes no Brasil.

Saiba aplicar
A terceira dica é saber bem onde aplicar seu dinheiro. Nada de guardar embaixo do colchão para que a inflação não acabe com o poder de compra do seu dinheiro. Busque orientações sobre as melhores opções de investimento para o seu perfil, sempre cuidando para que o seu dinheiro não perca poder de compra mas ao mesmo tempo sem correr grandes riscos

via: investimentosfinanceiros.com.br

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Atenção ao alugar um imóvel para temporada

Com o verão cada vez mais próximo, famílias e grupos de amigos já começam a se organizar para irem à praia e aproveitar a estação mais amada pelos brasileiros. Após decidir o destino, o primeiro item mais importante a ser definido é a hospedagem.

Como alugar por temporada tornou-se uma das escolhas mais vantajosas para os turistas no Brasil, por isso certas medidas importantes devem ser tomadas antes de finalizar o aluguel de uma casa ou apartamento na praia ou montanha.


·        Exija um contrato padrão, mesmo que a locação seja bem curta;

·        Antes de assinar, analise se os itens do contrato são bem explícitos e claros em relação a descrição do imóvel, e se tudo que foi tratado está discriminado nele;

·        Caso a oferta esteja veiculada na internet, imprima uma cópia da tela onde está a descrição do imóvel, arquive os e-mails trocados com o proprietário e confira se o imóvel ofertado realmente existe no endereço informado;

·        Sempre faça contato com o proprietário ou administrador do imóvel por telefone: isso irá te facilitar para esclarecer todas as suas dúvidas e conseguir mais detalhes sobre o imóvel. É importante levantar as informações de acordo com as necessidades específicas de sua família ou amigos, como utensílios para crianças, roupas de cama, mesa, banho etc;

·        Sempre leia as avaliações sobre o imóvel, contidas nos anúncios: as opiniões de outros turistas podem te prevenir e ajudá-lo no planejamento da viagem;

·        Faça o possível para alugar com antecedência: as opções de imóveis disponíveis serão maiores e será mais fácil negociar melhores preços;

·        Questione sobre os serviços adicionais: uma grande vantagem do aluguel por temporada é que muitos imóveis oferecem a opção de contratar profissionais de confiança, como caseiros, cozinheiras, babás etc.

·        Verifique se há supermercado, padaria, banco e farmácia na região onde encontra-se o imóvel.


via: investimentosenoticias.com.br e viajandodireito.com.br

 

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Facilite seu espaço com móveis planejados


Os móveis planejados atendem a demanda por projetos que facilitem ao máximo a vida do morador. Eles prezam pela funcionalidade e praticidade de uso, além de proporcionarem um bom aproveitamento dos espaços, o que é importante para quem dispõe de ambientes com pouca metragem. É uma excelente opção para aqueles que buscam um projeto personalizado.

Outra vantagem dos móveis planejados é que o consumidor pode escolher a textura do móvel, as lâminas, dobradiças, corrediças e outros acessórios, além de poder optar por materiais ecologicamente corretos.

Veja mais motivos para que você tenha sua casa decorada com móveis planejados.

Custo-benefício
Nem sempre um projeto sob medida é mais caro que um móvel pronto. Quanto maior for o seu projeto, maior será o seu desconto. Muitas vezes é bem mais econômico padronizar a mobília da sua casa. Uma encomenda de móveis para a cozinha, armários de quartos, estantes e outros móveis pode lhe render ótimos descontos, além padronizar a harmonizar a decoração dos ambientes. Além disto, o pagamento pode ser facilitado, pois parcelamos sua compra.

Personalização
Uma outra grande vantagem é a personalização dos seus móveis. Móveis planejados são adequados ao gosto do cliente, onde pode ser escolhidas cores, materias, desenhos, e formas. Sua casa terá a decoração toda moldada ao seu gosto e estilo.

Uma outra vantagem é que na fase do projeto podemos visualizar como ficará cada ambiente e com isto fazer alteração, caso seja necessária, evitando atrasos na entrega e tendo o resultado final fiel ao seu pedido.

Qualidade e Durabilidade
Este ponto é muito importante. A qualidade o material utilizado na confecção dos Móveis Planejados normalmente é muito superior aos móveis prontos. A matéria prima utilizada é de qualidade, sendo usado MDF, MDP, Painéis de Fibra e Madeira, entre outros. Desta forma, seu móvel terá uma durabilidade muito maior que um móvel pronto.

Aproveitamento do espaço
Uma outra grande vantagem. Como fazemos todo o projeto antes, conseguimos adequar o móvel ao espaço existente, tendo assim um total aproveitamento do espaço. Isto é muito útil, por exemplo, em apartamentos ou casas pequenos, onde cada espaço tem que ser muito bem aproveitado.

Um outro ponto importante é a continuidade do projeto. Ao optar por móveis sob medida você pode prever etapas posteriores ao projeto original, seguindo uma mesma linha e atendendo a novas necessidades que vão surgindo ao longo do tempo.